Projeto mostra o grafite como proposta cultural para adolescentes em Frutal

'FormArte' conta com diversos tipos de oficinas e visa mostrar o lado cultural do movimento de rua.


Por Lucas Figueira, G1 Triângulo e Alto Paranaíba em 02/12/2019 às 09:17 hs

Projeto mostra o grafite como proposta cultural para adolescentes em Frutal
Participantes do projeto grafitando — Foto: Divulgação

Uma ação em Frutal levou adolescentes de 13 a 15 anos a grafitarem a parede externa do Núcleo Delfina Luzia do Carmo, no Bairro Morada dos Ipês. As atividades fazem parte de uma oficina do projeto “FormARTE” e ocorrem até este sábado (30).

Segundo a coordenadora pedagógica do projeto, Juliana Volpe, a oficina de grafite tem como ideia conscientizar os participantes.

 

“Queremos mostrar o grafite dentro de uma proposta cultural. Muitos jovens veem o grafite apenas como a pichação e brincadeira. A gente quer mostrar o lado cultural do grafite”, comentou a coordenadora.

 

Serão pintados pelos adolescentes desenhos e personagens relacionados ao esporte, além de frases motivacionais escolhidas a partir do processo criativo desenvolvido em sala de aula pelos participantes.

A oficina ensina práticas que visam ampliar o domínio dos estudantes em técnicas diversas e os conhecimentos ligados à arte moderna e de rua. O grafite está sendo feito desde quarta-feira (27) e as pinturas irão até sábado (30). A iniciativa serve como conclusão da oficina “DesenhArte: Lettering e grafite”, organizada pelo projeto “FormARTE”.

 

O Projeto

 

O Projeto “FormARTE” foi aprovado via Lei de Incentivo a Cultura, a Lei Rouanet. “A intenção do projeto é levar a formação gráfica para os adolescentes, além de dar a formação cultural”, completou a coordenadora do projeto.

Além da turma do Núcleo Delfina Luzia do Carmo, o projeto também é realizado na Guarda Mirim, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e tem outros seis tipos de oficina, como de produção de vídeo e história em quadrinhos.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !