Mortes por câncer de próstata crescem e reforçam importância do Novembro Azul

Para conscientizar homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de prostáta, entidades médicas emtodo o mundo iniciam neste mês campanha chamada Novembro Azul


Por Jovem Pan em 05/11/2019 às 12:35 hs

Mortes por câncer de próstata crescem e reforçam importância do Novembro Azul
Divulgação

O câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Só em 2018 foram 68 mil novos casos e 14 mil óbitos decorrentes da doença.

O principal fator de risco desse câncer é a idade, já que, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com esse tipo de câncer, nove têm mais de 55 anos. Mas há um dado positivo: de acordo com os números, 90% dos casos diagnosticados em fase inicial têm cura.

Para detectar o nódulo precocemente é importante que os homens realizem dois exames: o exame de sangue, também conhecido como PSA, e o de toque retal.

O médico oncologista Fernando Maluf ressalta a importância da realização desses exames. “Fazemos diagnóstico precoce atraves dos exames de rastreamento: o PSA e o toque retal. Eles se complementam. O diagnóstico oficial vem através da biopsia, que dá a certeza se é ou não um câncer, após a suspeita levantada pelos outros dois exames.”

Os exames de sangue e de toque devem ser feitos anualmente por homens com mais de 50 anos. Porém, essa regra não vale para todos.

Alguns precisam começar a realizar os teste mais cedo, como explica o médico oncologista Fernando Maluf. “Para homens que tem histórico familiar, uma síndrome genética ou homens de raça negra devem começar um pouco antes, a partir dos 45 anos de idade.”

São fatores de risco, além da idade, o histórico familiar, o sobrepeso e a obesidade. Por outro lado, manter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não consumir bebidas alcoólicas ajudam na prevenção do câncer de próstata.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !